Confinamento com Crianças

                             

Como lidar com crianças em quarentena?

 Nos últimos meses, muitas foram as pessoas que se viram obrigadas a ficar em casa, devido à pandemia atual, Covid-19. 
 De facto, as pessoas tentaram adaptar-se a esta nova vida, uma vida distante dos entes mais queridos, dos colegas de trabalho, entre muitos outros. Mas como será esta adaptação nas crianças? Será fácil? Quais as maiores complicações?

















 Medo, angústia e ansiedade poderão ser as sensações mais vivenciadas pelos mais novos. A primeira batalha a enfrentar é a criação de uma ROTINA. 


É de uma extrema importância ter uma rotina para si mesmo, como também, para as crianças, pois estas permitem a realização de horários e de consequentemente a realização de actividades cognitivas importantes para o desenvolvimento das mesmas. A rotina remete ainda para uma situação de normalidade, o que poderá diminuir eventualmente a possibilidade de a criança se sentir angustiada, triste, preocupada.


  1. Incentive a aprendizagem através de Brincadeiras;



As crianças em crescimento e em desenvolvimento devem brincar. Estimule a mesma, através de brincadeiras e jogos, tal como fazer uma receita, jogar um jogo de tabuleiro... Estas actividades devem ser dinâmicas e não muito demoradas, para que a criança não deixe de prestar atenção.


  2. Estimule a Imaginação;